Notícias


Alunos do campus Santo Amaro apresentaram trabalhos na 64a. Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC).


De 22 a 27 de julho estará ocorrendo o evento Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) na cidade de São Luis/Maranhão. Alunos do IFBA campus Santo Amaro, com o apoio da PRPGI e da coordenação de pesquisa do campus, apresentarão trabalhos nas modalidades exposição tecnológica e pôsteres. Os trabalhos estão sendo coordenados pelos Professores Adriana Vieira, Marcos César, Odete Uzêda e Ângelo Sousa.
Dentre os trabalhos estão a máquina elétrica de caldo de cana, cadeira de rodas de baixo custo, exposição de jogos sobre a cidade de Santo Amaro e a sustentabilidade e ainda mostra da técnica de realidade aumentada usando animações sobre o tema sustemtabilidade.
Alunos do projeto "Trilhando Ações Sustentáveis" coordenados pela professora Adriana Santos e Angelo Alerson e do projeto "Aprendendo e Desenvolvendo Jogos", também coordenados pela professora Adriana Santos, mesclam seus trabalhos em uma interessante apresentação no SBPC. Através da Realidade Aumentada foi possível concatenar elementos de games, produzidos no projeto de jogos, e ideias sustentáveis.

Você curtiu essa ideia? Iremos levá-la até você na I conLOCUS do IFBA Santo Amaro.

______________________________________________________________

Professora do IFBA, campus Santo Amaro, participa de capítulo de livro com a temática Educação à Distância.


A Professora Adriana Vieira - Professora de Química, Coordenadora de Pesquisa do IFBA campus Santo Amaro e pesquisadora nas áreas de jogos e educação participou de um dos capítulos do livro "Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EAD: Tendências e Práticas Atuais" - vol. III.

O título do capítulo escrito pela professora, juntamente com o Prof. Esp. Anailton Mota de Jesus e com a Profa. Esp. Wilmaracy Rodrigues da Silva, denomina-se "Aula de Campo Interdisciplinar: Um Olhar sobre a Estratégia de Ensino-Aprendizagem na Educação à Distância".

O objetivo do capítulo é realizar a descrição de uma aula de campo interdisciplinar, mostrando a importância desta ferramenta didático-metodológica como mais uma estratégia de ensino/aprendizagem tanto no ensino presencial como na Educação a Distância (EAD). O desenvolvimento deste trabalho possibilita uma comunicação interdisciplinar, a partir da ótica dos componentes curriculares: Biologia, Geografia e Química com abordagem central na questão ambiental. Esta abordagem permite uma interação que intermediará o aprendizado através de uma reflexão crítica e analítica acerca do campo de estudo que deverá ser delimitado de forma que considere a mobilidade dos alunos, adequação dos conteúdos e as peculiaridades locais presentes em cada região. Para tanto, buscamos apresentar um roteiro para realização da atividade teórico/prática passível de adequação a realidade local presente em cada polo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e bibliográfica, com subsídios de diversos autores, a exemplo de, Guerreiro (2008) e Morin (2009). Através desta abordagem interdisciplinar esperamos oferecer mais um instrumento didático-metodológico que contribua como estratégia de ensino e aprendizagem para docentes na sua práxis pedagógica.

                       
Palavras-chaves: Aula de campo. Educação a Distância. Interdisciplinaridade. 

O lançamento do livro ocorreu no dia 03/07/2012 às 17 h no Auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) com a presença de diversos professores e pesquisadores da área de EAD. Segue em anexo o convite oficial do evento de lançamento do livro.

A professora Adriana disponibilizará um exemplar do livro nas bibliotecas dos campi do IFBA.

_____________________________________________________________________


Aluno da Licenciatura em Computação e bolsista de projeto de extensão do campus Santo Amaro faz apresentação do jogo Santo Amaro City no VIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação realizado na UNEB.

O aluno Luis Gustavo, graduando em Licenciatura da Computação, apresentou o jogo “Santo Amaro City” da sua autoria com objetivo de dar continuidade ao Projeto de Extensão “Aprendendo e Desenvolvendo Jogos: Relação entre a Escola e a Comunidade”, coordenado pela professora Adriana Vieira. O evento ocorreu dias 09 e 10 de julho sendo que contou com palestras, exposição de jogos entre outros.

_____________________________________________________________________


  Divulgado resultado preliminar da seleção de bolsistas para o Pibiti  e Pibic-Jr

O resultado oficial da seleção de bolsistas para o Pibiti  e Pibic-Jr  foi divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA na sexta- feira, dia 22 de Junho de 2012 , através do endereço eletrônico: http://ifba.edu.br/portal-do-aluno/divulgado-resultado-para-o-pibiti-e-pibic-jr.html

O IFBA campus Santo Amaro teve seis canditatos aprovados pelas bolsas Pibiti  e Pibic-Jr., editais nº 001/2012 e 002/2012, respectivamente.

Seguem os nomes dos orientandos e professores que tiveram seus projetos aprovados:

CANDIDATO -  TÍTULO DO PROJETO - ORIENTADOR


MODALIDADE PIBIC JR



Almir Vinicius de S. Teixeira - Construção de Condutivímetro Portátil de Baixo Custo - Adriana Vieira dos Santos

Erick P. Cerqueira - Elementos para a Construção e Preservação da Memória Fotográfica de Santo Amaro - Etapa II - Odete Uzêda

Jéssica V. S. Pereira - Estudo da Química através da Produção do Sabão de Óleo Residual de Fritura - Jurema de Castro Souza

João Victor P. Nogueira - Desenvolvimento do Ensino da Química por Meio de Experimentos com a Água do Rio Subaé - Jurema de Castro Souza

MODALIDADE PIBIT/CNPQ

David de Pinho Gonçalves (UFBA) - Um Ambiente Visual Multi-Estratégia para Análise de Evolução de Software - Renato Lima Novais

Diego Souza Matias Matos - Um Ambiente para Visualização de Dados de Diferentes Repositórios de Bug Tracking - Thiago Souto Mendes